Vincent Macaigne (nascido em 19 de outubro de 1978) é um ator, diretor de teatro e diretor de cinema francês. Ele também é roteirista e dramaturgo.
Macaigne foi criado em Paris e frequentou o CNSAD entre 1999 e 2002, tendo encenado a sua primeira peça em 2004. Ao longo dos anos 2000, atuou em diversas produções teatrais e também escreveu e encenou várias peças. Ele sofreu dois derrames com apenas trinta anos de idade, um dos quais ocorreu após sua encenação de 2009 da adaptação teatral de O Idiota de Fiódor Dostoiévski. Em uma entrevista, ele disse que o derrame não teve consequências duradouras para sua saúde.
Seu curta-metragem What We'll Leave Behind (Ce qu'il restera de nous) ganhou o Grand Prix no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand e foi indicado ao Prêmio César de Melhor Curta-Metragem.
Em 2014, ele recebeu indicações para o Prêmio César de Ator Mais Promissor e o Prêmio Lumières de Ator Mais Promissor por seu papel em La Fille du 14 juillet.
A sua estreia na direção de longas-metragens, Dom Juan, é uma adaptação da peça homônima de Molière. Foi exibido na seção Cineasts of the Present no Festival Internacional de Cinema de Locarno de 2015.