Lucy Ramos é uma atriz brasileira. Sua primeira personagem de destaque na televisão foi a escrava Adelaide em Sinhá Moça, da Rede Globo.
Lucy Ramos mudou-se de Pernambuco para São Paulo ainda com cinco anos de idade. Aos 16 anos virou modelo.
Terminando, aos dezoito anos, o curso médio, ingressou em cursos de Teatro do SENAC, chegando a fazer parte do elenco de apoio da novela Começar de Novo, de Antônio Calmon e Elizabeth Jhin em 2004, ocasião em que se muda para o Rio de Janeiro, laborando para a Rede Globo, onde também cursou a Oficina de Atores desta emissora brasileira.
Participou de Malhação em 2005 como Valéria a irmã de Rico (Rocco Pitanga).
No seu segundo papel na televisão, Lucy viveu a jovem Adelaide, em Sinhá Moça de Benedito Ruy Barbosa - fazendo o papel de dama de companhia da personagem-título.[2] por quem se apaixona por um jovem recém-formado e filho de um dos grandes fazendeiros de café. Em seguida foi convidada pelo produtor para fazer parte do elenco da novela Pé na Jaca 2006 do Carlos Lombardi deu vida a Patricinha Guguta.
Em 2008, na novela Ciranda de Pedra ela viveu a vilã Luciana de Alcides Nogueira.
Em 2009, viveu a Cleusinha, na novela Paraíso de Benedito Ruy Barbosa.
Já em 2011, depois de um ano de descanso ela foi chamada para substituir Taís Araújo no elenco de Cordel Encantado, que deixou a trama pois estava gravida. Lucy deu vida a Maria Cesária, uma das protagonistas da trama, e foi um sucesso.
Em 2013 viveu a carioca Sheila de Salve Jorge novela de Glória Perez, amiga da protagonista Morena (Nanda Costa).
Em 2015, interpreta a psicóloga Patrícia em I Love Paraisópolis de Alcides Nogueira e Mário Teixeira.
Em 2016, entra em Liberdade Liberdade, vivendo a escrava chantagista Malena, uma vilã que ira atormentar a vida de Branca Farto (Nathalia Dill). Em 2017, volta ao horário nobre em A Força do Querer, vivendo a decidida Leila, par romântico de Caio (Rodrigo Lombard) que ira disputa-lo com Bibi Perigosa (Juliana Paes).