Analu Prestes nome artístico de Ana Lúcia Prestes Sales da Silva é uma atriz, cenógrafa, autora, figurinista e artista plástica brasileira.
Em 1971 Analu Prestes começa sua carreira como atriz ao protagonizar o curta “Julia Pastrana”, de Naum Alves de Souza. Em 1975, a atriz estreia em longas-metragens no premiado “Guerra Conjugal”, como Maria da Perdição e “O Homem do Pau Brasil”, em 1982. Em 1976, Analu entrou para as novelas ao participar da produção da Rede Globo, “O Casarão”, de Lauro César Muniz. Em maio de 1978, posou nua para a revista Ele Ela. Na década de 80, Analu Prestes participou de mais três filmes importantes: “Com Licença, Eu Vou À Luta”, de Lui Farias, “Baixo Gávea”, de Haroldo Marinho Barbosa, e “Romance da Empregada”.
Na década de 1990 Analu Prestes se tornou artista plástica, porém continuou com trabalhos no teatro como "A Morte do Caixeiro Viajante" e "Os Justos", além de participar da série Confissões de Adolescente, como a Professora Terezinha. Em 2008, a atriz retorna aos palcos com a peça "No Natal a Gente Vem Te Buscar", de Naum Alves de Sousa e, em 2009, participa do seriado "Tudo Novo de Novo", da Rede Globo.