Vanessa Gerbelli Ceroni é uma atriz brasileira de televisão, teatro e cinema.
É formada em pintura na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Começou em 1992 como cantora, atuando em espetáculos musicais. Sua primeira peça profissional aconteceu no ano seguinte, em Quixote.
O primeiro trabalho de Gerbelli na televisão foi na telenovela O Cravo e a Rosa de Walcyr Carrasco, exibida em 2000 às 18 horas pela Rede Globo. Nesta novela viveu Lindinha, personagem que faz de tudo para evitar que os protagonistas (interpretados por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis), ficassem juntos. Sua novela seguinte foi Desejos de Mulher, exibida de janeiro a agosto de 2002. Em 2003 foi escalada para viver Fernanda, em Mulheres Apaixonadas, novela de Manoel Carlos exibida de fevereiro a outubro de 2003 pela Globo às 20 horas. Seus trabalhos seguintes na Globo resumiram-se a participações especiais. A primeira delas foi em Kubanacan, novela de Carlos Lombardi. Depois atuou em Da Cor do Pecado, telenovela de João Emanuel Carneiro também às 19 horas. Teve destaque na novela Cabocla como Rosa, filha dos personagens de Vera Holtz e Sebastião Vasconcelos.
No ano seguinte, fez sua última participação na teledramaturgia da Globo como Rosa na minissérie Carandiru, Outras Histórias, baseada no livro homônimo de Dráuzio Varella. Também havia interpretado Rosa na adaptação cinematográfica do livro. Em 2005 começou a trabalhar para a teledramaturgia da Rede Record, na personagem da esquizofrênica Elza, uma sequestradora e grande vilã da trama, na telenovela Prova de Amor de Tiago Santiago.
No cinema, seu primeiro filme foi Carandiru, de Hector Babenco, um dos maiores sucessos de público de toda a história do cinema brasileiro. Os outros dois foram Os desafinados de Walter Lima Jr. e Sem Controle de Cris D'Amato, ambos lançados em 2008.
Logo em seguida estava escalada para atuar como a protagonista de Vidas Opostas, mas teve sua participação cancelada, pois descobriu que estava grávida de seu primeiro filho. Deu à luz em abril de 2007 e, no mesmo ano, começou a interpretar a guerreira Alice, sua primeira protagonista de telenovelas, em Amor e Intrigas da autora novata Gisele Joras. Em 2010, participa da novela "Vidas em Jogo", onde interpreta a batalhadora e fogosa Divina, uma mulher ambiciosa, mas de bom caráter, o qual deixa à prova, pelo fato de ser infiel para o marido.
Em 2014, volta a fazer parte do quadro de atores da Rede Globo, atuando na telenovela Em Família no papel da neurótica Juliana, que foi ao ar no horário das 21h, ainda participa de outras produções da emissora, das novelas: "Sete Vidas" como a doce bióloga Marina, "Malhação: Seu Lugar no Mundo" como a moderna Ana e por fim de "Novo Mundo" como a sofrida Maria Amália, sendo este seu último trabalho na emissora.
Em 2018, retorna para Rede Record, onde atua na novela bíblica " Jesus", onde interpreta a impiedosa Herodíade, uma rainha poderosa e cruél, sendo a grande vilã da história.