Nascida na cidade de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, a atriz mora no bairro da Tijuca, junto com a mãe e a irmã.
Cacau Protásio cursava a faculdade de pedagogia quando decidiu trancá-la e se matricular na escola de teatro. Ela então se forma atriz na Casa de Arte das Laranjeiras (CAL).
No fim de 2013 a atriz se submeteu a um regime e perdeu doze quilos (ela atingiu 107 quilos em 1,70 metro de altura). A atriz Cacau subiu ao altar na noite de sexta-feira, 24 de julho de 2015. Ela se casou com o fotógrafo Janderson Pires e comemorou o enlace em uma casa de festas no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu para cerca de 400 convidados.
Em 2000, estrou em uma peça teatral. Já no cinema, em 2009, Cacau fez Os Restos De Antonio. Formada, pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), a atriz fez muitas peças teatrais como "É Por Isso Que Todo Adulto É Neurótico" e "Viva Lamour", na televisão fez participações em O Clone (2002), A Grande Família (2003), Os Aspones (2005), Páginas da Vida e Linha Direta (2006), A Diarista (2007) e Malhação (2009), até finalmente integrar a novela Ti-ti-ti no ano de 2010
Em 2012, atuou em Avenida Brasil, novela de João Emanuel Carneiro, na qual a atriz atingiu grande popularidade como a empregada Zezé. A atriz também atua no humorístico do canal á cabo Multishow, Vai que Cola, no qual desponta de bastante destaque como a fogosa Terezinha.
Sobre o sucesso de sua personagem Zezé em Avenida Brasil ela declarou em entrevista ao Mais Você:
“Cheguei com fé nesta novela. Sabia que conquistaria meu espaço. Mês passado, o Ricardo Waddington (diretor) deu uma entrevista dizendo que não tinha papel pequeno em Avenida Brasil. E não tem, pois todo mundo participa, todo mundo tem uma história, todo mundo está envolvido. E na minha carreira, esta novela é um grande marco.”
Interpretou a Lindinha em Joia Rara, entre 2013 e 2014 e foi uma das protagonistas do novo seriado da Multishow, Trair e Coçar É Só Começar.
No carnaval carioca é torcedora da União da Ilha do Governador, escola que desfilou em 2014 numa carruagem com a fantasia Cinderela. Em 2015, saiu na Comissão de Frente da Ilha, fantasiada de Branca de Neve, numa questionamento sobre padrões de beleza, enredo que a escola apresentou. Em 2016, com o enredo sobre os Jogos Olímpicos no Rio, Cacau veio como destaque no sexto carro da escola.