Juliana Alves de Oliveira é uma atriz brasileira. Ficou conhecida por participar da terceira edição do reality show Big Brother Brasil em 2003, mas antes foi dançarina do programa Domingão do Faustão. Atuou em Chocolate com Pimenta (2003) e outros projetos, até ser reconhecida por seu desempenho em Duas Caras (2007) e por antagonizar em Ti Ti Ti (2010) e Cheias de Charme (2012). No cinema fez participações nos filmes Vamos Fazer um Brinde de 2011 e E Aí... Comeu? de 2012.
Foi voluntária e uma das agentes de saúde do projeto Gincana Aids - informação da ONG Criola, que luta contra o preconceito às mulheres negras aos dezoito anos e apoiou em 2011 o projeto governamental "Levanta a Cabeça - Qual é a sua história?", que teve como objetivo valorizar a consciência negra por meio de atividades de impacto nas escolas da rede estadual de ensino. Se formou em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ingressou em Psicologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro com o sistema de cotas para negros.
Namorou Guilherme Duarte, conhecendo-o durante as filmagens da novela Duas Caras em 2007. Depois de terminar o romance de seis anos e negar que teria reatado o relacionamento com Duarte, Juliana Alves não está mais sozinha, solteira desde outubro de 2014, agora a atriz está namorando com o diretor Ernani Nunes, ex-namorado de Sabrina Sato. Ela foi musa do Salgueiro e rainha de bateria do Império da Tijuca em 2004. Representou a Mocidade Independente de Padre Miguel, Renascer de Jacarepaguá, Vila Isabel, Pérola Negra no Carnaval de São Paulo e hoje em dia é a rainha de bateria da Unidos da Tijuca.