Marcello Airoldi é um ator, autor e diretor brasileiro. Tornou-se conhecido após interpretar Gustavo na novela Viver a Vida.
Marcello interessou-se por artes-cênicas aos 15 anos, quando tentou matricular-se em um curso de teatro, entretanto, seu salário como office boy não era o suficiente para pagar as aulas. Um anos depois, quando foi promovido a escriturário, pode ingressar no curso. Aos 19 anos ele já dava aula de teatro em sua cidade natal, Barueri. Formou-se na Escola de Artes Dramáticas da USP, entretanto trancou a faculdade por um tempo para fazer um curso de teatro em Londres, voltou e retomou as aulas no último ano, foi quando conheceu sua esposa Lilian de Lima, com quem foi casado por 12 anos. Marcello passou duas décadas dedicando-se apenas ao teatro.
Marcello fundou o núcleo de pesquisas Teatro de Perto, com o qual apresenta e dirige inúmeros espetáculos trabalhando como ator, autor e diretor. Entre 1997 e 2006, dirigiu o Departamento de Cultura da cidade de Barueri, onde organizou projetos culturais de literatura nacional e estrangeira. Desde 1990 dá aulas de teatro e também coordena a Companhia de Teatro Vizinho Legal, dirigindo adolescentes que participam de um programa social.
No cinema, atuou no filme Linha de Passe, de Walter Salles, e Condomínio Jaqueline, de Roberto Moreira.
Em 2006 participou da novela Belíssima e em 2010 interpretou Adoniran Barbosa dos 24 aos 40 anos no especial Por Toda a Minha Vida, além de fazer a performance da música "Dona Boa" neste mesmo programa. Logo em seguida, surgiu a oportunidade de um teste para uma novela em horário nobre, Marcello foi aprovado para interpretar o mulherengo Gustavo em Viver a Vida. Em 2011 interpretou o viúvo Jurandir no seriado Divã.
Em 2011, interpretou Cícero em A Vida da Gente e em 2012 viveu o policial Barros em Salve Jorge.
Em 2017, interpretou o delegado Louzada em Sol Nascente.